No Luvik, um negócio simboliza uma oportunidade de venda.
Antes de gerar uma proposta comercial, é necessário cadastrar o contato— que é o potencial cliente para quem o orçamento será direcionado — e, em seguida, criar o negócio, que formaliza essa oportunidade no sistema.
O negócio pode ser criado de duas formas diferentes:
Nessa opção, antes de criar o negócio, é necessário que o contato para quem a oportunidade de venda será criada, já esteja cadastrado no sistema. Para saber como cadastrar um contato, clique aqui.
Depois de realizado o cadastro, acesse o menu lateral do Luvik e clique em “Contatos”.
Feito isso, busque pelo contato para quem a oportunidade de venda será criada e clique em “Ver detalhes do contato”.
Acesse a aba “Negócios” e clique em “Novo negócio fotovoltaico”.
Insira as informações relativas à conta de energia do cliente, como:
Faça o preenchimento das informações solicitadas e clique em “Próximo”.
Para tornar esse processo mais rápido, você pode usar o Leitor de contas por IA disponível no Luvik. Importando a conta de energia do contato, o sistema fará a leitura do arquivo e preencherá os campos solicitados com as informações extraídas.
Na próxima tela, informe os detalhes do negócio, como:
Feito isso, clique em “Concluir”.
Observação: apenas será concluído o cadastro do negócio por este método após preencher corretamente as informações nos pop-ups e ter clicado em “Concluir”:
Caso você queira cadastrar o contato com as informações básicas e gerar um negócio logo em seguida, você pode utilizar a opção “Novo negócio” no menu lateral.
Será apresentado um pop-up para o preenchimento rápido, onde serão solicitados os dados básicos.
Por esse caminho, o Luvik cadastra o contato e cria o negócio no mesmo processo.
Faça o preenchimento e clique em “Próximo”. Em seguida, você será direcionado à tela de geração de negócio.
Observação: Apenas será concluído o cadastro do contato e negócio por este método após preencher corretamente as informações nos pop-ups e ter clicado em “Concluir”.
Após clicar em “Concluir”, você será direcionado para a tela onde poderá ver os detalhes do negócio criado para esse contato.
No topo da tela você poderá ter acesso as informações:
Logo abaixo, você tem acesso as abas com mais informações sobre esse negócio:
Essa aba possui as informações digitadas na criação do negócio.
No quadro “Funis do negócio” é possível verificar em qual funil o negócio foi adicionado automaticamente. Também é possível adicionar o negócio em outros funis. Saiba mais sobre essa funcionalidade nesse artigo.
No quadro “Detalhes gerais” é possível alterar os detalhes do negócio clicando em “Alterar detalhes”.
Nessa opção é possível alterar as seguintes informações:
É nessa tela também que você irá marcar o negócio como “Perdido”.
Caso nenhuma proposta seja fechada, clicando em “Marcar como perdido”. Saiba mais como alterar o status da proposta neste artigo aqui.
No quadro “Endereço do negócio” é possível alterar o endereço do local onde o sistema será instalado.
Você pode cadastrar o endereço do cliente no cadastro do contato e simular o negócio para um endereço diferente.
Nessa tela também é exibida a informação de “Distância ida e volta” utilizada no cálculo de precificação.
Essa aba possui as informações da conta de energia digitadas na criação do negócio. Aqui é possível alterar os dados da conta de energia, clicando em “Alterar”.
O valor de consumo mínimo é estipulado de acordo com o padrão de entrada definido no cadastro da conta de energia. Saiba mais sobre o consumo mínimo nesse artigo aqui.
Caso conste valor adicional na conta de energia elétrica (taxa de iluminação pública, por exemplo), você pode utilizar o campo “Outras cobranças“. Saiba mais sobre como adicionar outras cobranças na conta de energia neste artigo aqui.
Você pode optar por adicionar o consumo mês a mês das contas de energia elétrica do seu contato, clicando em “Consumo mês a mês”. Saiba mais sobre como adicionar o consumo mensal neste artigo aqui.
O Luvik também permite incluir mais de uma conta de energia para realizar o cálculo do dimensionamento do sistema. Saiba mais sobre como adicionar uma nova conta de energia neste artigo aqui.
A partir dos dados informados no cadastro do cliente e conta de energia elétrica, o Luvik realiza o dimensionamento do sistema de forma automática.
Os valores de entradas para o dimensionamento são trazidos automaticamente dos campos:
Dimensionar para uma área disponível em m²
Dimensionar para uma potência em kWp
Dimensionar pela quantidade de módulos
Saiba mais sobre o dimensionamento das modalidades tarifárias do grupo A e grupo B nos artigos Dimensionamento Grupo B e Dimensionamento Grupo A.
O Checklist é uma funcionalidade do Luvik que permite que você crie formulários para que a sua equipe possa registrar as informações, anexar registros e evidências de dados durante uma visita técnica ou até mesmo realizar o comissionamento de uma usina.
Saiba mais como criar checklist neste artigo aqui.
Com as informações do dimensionamento do sistema é possível agora criar uma ou mais propostas comercias para o seu contato.
Saiba mais como gerar a sua proposta comercial neste artigo aqui.
A Mesa de Crédito foi criada para ajudar você a controlar as análises de créditos das suas propostas comerciais geradas no Luvik.
Saiba mais como utilizar essa funcionalidade neste artigo aqui.
Após criar um negócio para o seu contato, você pode gerenciar os próximos passos utilizando a funcionalidade de “Atividades” no Luvik.
Com ela, é possível agendar tarefas como ligações, visitas técnicas ou envios de e-mails, garantindo o acompanhamento adequado de cada etapa do processo.
Você também pode definir a prioridade da atividade, a data de execução e o usuário responsável.
Saiba mais como criar e gerenciar as tarefas do negócio neste artigo aqui.
O Luvik permite que você adicione anexos vinculados ao seu negócio. Pode ser fotos do local da instalação, histórico de conversas, contas de energia, etc.
Para adicionar um anexo, clique em “Novo anexo”.
Informe um nome do anexo, busque o arquivo no diretório em seu computador ou celular e clique em “Salvar”.
Para visualizar a imagem ou arquivo, clique em “Ver anexo”, na listagem de anexos.
Para remover o anexo, clique no botão vermelho “Remover”.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe de suporte.
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