O campo “Origem” deve ser informado durante o cadastro do contato no Luvik.
Este campo serve para identificar por qual canal aquela pessoa ou empresa chegou, por exemplo: através de uma conversão no site da sua empresa (como o simulador do site do Luvik), uma campanha de marketing específica ou uma indicação.
Por padrão, existem três opções predefinidas pelo sistema:
É possível pré-configurar as próprias origens da sua empresa, de acordo com as suas necessidades. Para adicionar uma nova origem, acesse o menu lateral “Configurações” > “CRM”. Na aba “Geral” localize a seção “Origem dos contatos” e clique no botão “Nova origem”.
Informe o nome da nova origem (como mostrado na imagem abaixo), e clique em “Salvar”.
A nova opção ficará salva junto às demais.
Você pode excluir ou editar a origem que você criou, usando os botões disponíveis no canto direito da tela.
As origens padrão do Luvik (Importação de arquivo, Simulador do Luvik e Orçamento simulador do Luvik), não podem ser editadas, pois são utilizadas internamente pelo sistema para identificar e diferenciar corretamente a origem dos contatos. Esses parâmetros já vêm configurados.
Ao criar um novo negócio, através do menu lateral “Novo negócio”, será necessário informar a origem do contato para qual você realizará a proposta comercial.
Ao criar um novo contato através do menu lateral “Contatos”, será necessário informar a origem do contato.
Nos casos em que os contatos são originados pelo simulador do Luvik ou importados via planilha, o sistema atribui automaticamente a origem, de forma padronizada.
UTM é um código adicionado aos links (URLs) para rastrear o desempenho de campanhas de marketing.
Ou seja, se você tem um formulário para captação de contatos em um site, você pode usar UTMs para saber se as pessoas que o preencheram vieram de um anúncio pago, e-mail ou rede social, por exemplo.
Caso este formulário esteja conectado com o Luvik através da API de contatos, as UTMs serão enviadas para o sistema e ficarão registradas nos dados do contato.
Campaign Source |
Indica de onde veio o tráfego (ex: Facebook, Instagram, Google, e-mail) |
Campaign Medium |
Qual o meio ou local onde o link foi compartilhado (ex: posts, anúncios) |
UTM Campaign |
Identifica o nome da campanha de marketing (ex: black friday, dia do consumidor) |
Campaign Term |
Usado termos de busca, como no Google Ads (ex: energia solar) |
Campaign Content |
Item opcional que diferencia variações de links ou anúncios (ex: testes A/B) |
Na prática, funciona assim:
Suponha que você publicou um novo anúncio no Facebook e, ao clicar para saber mais, o interessado será direcionado para o seguinte link:
www.minhaempresasolar.com.br/?utm_source=facebook&utm_medium=anuncio&utm_campaign=campanha_economia
Após preencher o formulário, os dados do visitante e as UTMs serão enviados para o Luvik, e então será possível entender de onde ele veio:
Você poderá consultar as informações dentro do cadastro do contato.
Também é possível alterar as informações no botão “Alterar dados da origem”.
O campo “Origem” também contribui diretamente para a análise de dados no Luvik. Com ele, você pode entender qual é a origem mais comum entre seus contatos e acompanhar o desempenho das suas estratégias de captação.
Além disso, na tela de “Contatos”, dentro da aba “Insights”, você pode visualizar relatórios com gráficos gerados automaticamente, facilitando a interpretação dos dados.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe de suporte.
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