No momento da geração de uma proposta comercial, o vendedor pode definir o prazo de validade manualmente, preenchendo o campo “Validade da proposta (em dias):”.
Caso prefira utilizar um prazo padrão para todas as propostas, é possível configurar essa informação no sistema. Assim, o Luvik aplicará automaticamente esse prazo nas próximas propostas geradas.
Essa funcionalidade garante maior controle sobre a validade das propostas enviadas aos clientes.
Para configurar o prazo de validade padrão (em dias), acesse o menu lateral “Configurações” > “Proposta comercial PV“.
Na seção “Configurações gerais“, procure pelo campo “Validade padrão (em dias) que será utilizado nas propostas. Este valor poderá ser alterado na proposta.“.
Clique sobre o ícone laranja “Editar” ao lado direito, defina o número de dias desejado e salve as alterações.
Esse valor será aplicado automaticamente em cada nova proposta, mas ainda poderá ser ajustado manualmente durante a geração da proposta, se necessário.
Ao acessar a aba “Propostas comerciais” de um negócio, caso o prazo de validade da proposta já tenha se esgotado, ela receberá automaticamente o status “Vencida”.
Esse status indica que a proposta ultrapassou o prazo informado no campo “Validade da proposta (em dias):”, e, portanto, não deve mais ser considerada válida para fechamento sem revisão ou atualização.
Caso você tenha compartilhado a proposta na versão WEB (utilizando o link rastreável), e o prazo de validade informado tenha se esgotado, a visualização da proposta exibirá o aviso:
“Proposta vencida – Entre em contato para solicitar uma nova proposta.”
Nesse cenário:
As informações técnicas da proposta, como dados de dimensionamento, produtos adicionados, entre outros, não ficam visíveis para o contato.
Para permitir novamente o acesso completo à proposta, é necessário editar e atualizar a validade da proposta diretamente na aba “Propostas comerciais” do negócio.
Para prorrogar a validade da proposta, acesse a aba de “Propostas Comerciais” do negócio e clique no botão cinza com o ícone de ampulheta “Prorrogar validade“.
Insira a nova data de validade e clique em “Alterar“.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe de suporte.
LUVIK SISTEMAS LTDA. CNPJ: 37.123.063/0001-45
© Luvik - Por um mundo com mais energia solar
© 2025 . Created for free using WordPress and Kubio